Responsável por Impostos Automotivos: Secretaria Estadual de Fazenda

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Distrito Federal é de responsabilidade da SEF – Secretaria Estadual de Fazenda e é recolhido entre os meses de março e maio.

Confira abaixo maiores informações a respeito do IPVA DF 2019, como consultas no Detran, emissão de 2 Via, pagamentos, isenções e descontos.

No distrito Federal o valor a ser recolhido de IPVA é de acordo com o valor venal do veículo, calculado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e também a alíquota, que varia de acordo com a categoria do veículo, da seguinte forma:

  • 1% para veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e tratores de esteira, de rodas ou mistos.
  • 2% para ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadricíclos e triciclos.
  • 3% para automóveis, caminhonetes, caminhonetas, utilitários e demais veículos não discriminados nos incisos anteriores.

Pagamento IPVA DF 2019:

O pagamento do IPVA DF 2019 pode ser realizado pela Internet, por meio da página do banco conveniado em que o contribuinte possua conta.

Além do pagamento pela internet existem as opções presenciais: das Casas Lotéricas, unidades de autoatendimento (caixas eletrônicos) ou diretamente no guichê de atendimento das agências bancárias conveniadas (Bradesco, Citibank, Banco Cooperativo do Brasil, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Itaú Unibanco, Banco Mercantil do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e HSBC).

Descontos IPVA DF 2019:

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento integral até o vencimento estabelecido para a Cota Única haverá desconto de 5 % sobre o valor total. Além disso, o pagamento pode ser efetuado em até três cotas, com parcelas mínimas de R$ 25,00.

O vencimento das parcelas será em janeiro, fevereiro e março, sendo que o dia exato de vencimento dentro de cada mês irá variar de acordo com o número final da placa do veículo. O vencimento da Cota Única com desconto é o mesmo da primeira parcela, em janeiro.

Em caso de atraso no pagamento do IPVA DF 2019 serão cobrados multa e juros, conforme abaixo:

  • Parcelas em atraso, pagas dentro do mês, a multa será de 5%.
  • Parcelas em atraso, pagas no mês seguinte, com menos de 30 dias do vencimento, haverá a atualização monetária do valor principal pelo o INPC, juro de mora de 1% e multa de 5%.
  • Parcelas em atraso, pagas no mês seguinte, com mais de 30 dias do vencimento, haverá a atualização monetária do valor principal pelo o INPC, juro de mora de 1% e multa de 10%.

Maiores esclarecimentos sobre o IPVA DF 2019 poderão ser obtidos em qualquer Agência de Atendimento da Receita e também por telefone, ligando para a Central 156, opção 3 (Secretaria de Estado de Fazenda).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *