Blogosfera destaca resultados do bolsa família

Um artigo publicado nesta semana no blog Poverty Matters, destaca os resultados positivos do Programa Bolsa Família no Brasil para a redução da pobreza. Além disso, o texto destaca como esses resultados despertaram o interesse de outros países do mundo, que pretendem criar programas semelhantes. A expectativa é que o calendário bolsa família 2022 beneficie ainda mais famílias através da distribuição de renda.

Segundo o artigo, o Programa seria “o maior e mais conhecido de todos os regimes de transferência de renda em desenvolvimento no mundo”. Com os resultados positivos do Bolsa Família, o Brasil conseguiu reduzir a taxa de pobreza de 42,7% para 28,8%, nos últimos cinco anos. O artigo destaca o interesse de países como Gana, Angola, Egito, Turquia e Índia em implantar programas semelhantes em suas nações.

Rumores dizem que quando os altos funcionários do Departamento de Desenvolvimento Internacional tentaram convencer o secretário de desenvolvimento Andrew Mitchell das transferências de dinheiro, eles não poderiam chegar a qualquer lugar. Certa manhã, ele veio através de uma coluna pelo meu colega Aditya Chakrabortty e foi convencido.

Dentro de um curto espaço de tempo, a “leitura obrigatória” reservar para altos funcionários do Governo Federal foi apenas de dar dinheiro aos pobres, que alcançou o sucesso de projetos de todo o mundo onde a ajuda foi dada diretamente para as pessoas mais pobres – sem todos os consultores em gordura salários para analisar a redução da pobreza.

Mitchell pulou sobre a ideia como uma versão do “Big Society” aplicada para ajudar – ignorar as estruturas institucionais e capacitar as pessoas diretamente. Curiosamente, outro ministro do Governo Federal acredita que o benefício seja menos eficiente. Alan Duncan se preocupa com o que o bicho-papão de pesadelos Partido Conservador: dependência. Será que os pobres não apenas ficam viciados em apostilas?

Provavelmente, o maior e mais conhecido de todos os esquemas de transferência de renda no mundo em desenvolvimento é o Bolsa Família no Brasil. Desde 2003, 12 milhões de famílias aderiram ao regime e receberam pequenas quantias de dinheiro (cerca de US $12 por mês). A desigualdade foi cortada em 17% em apenas cinco anos, o que é talvez uma das conquistas mais dramáticas no bem-estar já registradas. A taxa de pobreza caiu de 42,7% para 28,8%. Além disso, o programa possui transparência qualquer pessoa pode fazer consulta do bolsa família pela internet e descobrir o Valor do Bolsa Família 2022.

Tal é o fascínio nesta “tecnologia social” que o Brasil agora está sendo procurado para aconselhamento sobre programas de transferência de dinheiro por parte dos países em toda a África (Gana, Angola, Moçambique), Oriente Médio (Egito, Turquia) e na Ásia (incluindo a Índia). Mesmo Nova York implementou uma versão do programa.

Leia a seguir: Conheça a aposentadoria proporcional

Deixe uma resposta